terça-feira, 17 de novembro de 2009

A nova geração da ditadura


Ao fuçar na internet, principalmente em alguns fóruns de discussões políticas, e até mesmo no famoso orkut em comunidades seja lá de qual cunho for, é impressionante o número de pessoas que estão desacreditadas com a democracia e pedem a volta da ditadura. A maioria dessas pessoas são jovens entre 17 e 25 anos. Os argumentos variam: os mais desinformados acreditam que um sistema organizacional direcionado à manutenção da compostura dos cidadãos daria jeito na corruptela que se alastra pelo país. Os mais informados no assunto – que não viveram a ditadura, mas dão impressão de terem lido bastante sobre – alegam que, a democracia no Brasil é um feto natimorto, e que nunca teve eficácia. Já os que sempre se posicionaram contra, avaliam que, as efemérides da época eram recheadas de conteúdo pró-ditadura, e que hoje as coisas não são tão diferentes, o que mudou apenas, é o contexto.

Léo Lince, sociólogo e mestre em ciência política pelo IUPERJ avalia:
“ - A linha editorial dos jornalões trabalha, todo santo dia e com a competência de sempre, a rearticulação do pensamento autoritário e a defesa dos interesses conservadores. Se o governo despeja bilhões para o capitalista encalacrado na roleta do cassino financeiro, não dá outra: será elogiado pelo bom uso da racionalidade econômica. Se a Justiça do Trabalho, pressionada pela mobilização sindical, susta demissões imotivadas, como foi o caso da Embraer, isso não pode, é “delírio ideológico”. Ah, sempre lembrando que Lince, é uma das vozes do comunismo no Rio de Janeiro. Agora, se as coisas parecem tão extremas, de um ponto para o outro, como achar uma solução eficaz, capaz de dissuadir pensamentos tão arcaicos?

Ouvi dizer certa vez que a tendência do homem é a progressão mental e física, e hoje, o que somos? Novamente, australopithecus.
Não vou me admirar em nenhum momento, caso veja alguém na rua arrastando sua esposa pelos cabelos. Eu? Eu sou a favor da democracia. Apesar da necessidade de aperfeiçoamento, a democracia é o único regime de governo capaz de progredir, diferente do que têm aparentado nós, seres humanos. A democracia está ligada com a nossa capacidade de evoluir, quando isso acontecer, sem precisar de extremismo algum, as coisas vão se endireitar.

Nenhum comentário: