quarta-feira, 13 de maio de 2009

Resenhando: Supernatural



Supernatural é uma série que aparentemente teria uma séria tendência ao fracasso como Buffy the Vampire Slayer (Buffy - A caçadora de vampiros) e seu spin-off, Angel que abordam o mesmo assunto. Alguns discordariam do meu primeiro comentário, afinal de contas, estas séries continuam sendo televisionadas e suas produções duraram em torno de seis e cinco anos respectivamente. Mesmo assim, opinião minha; lixo adolescente.


O seriado trata o enredo dos irmãos Winchester que receberam a tarefa herdada de seu pai, de combater o mundo sobrenatural. Vasculham os Estados Unidos da América por terra dirigindo um Chevy Impala preto de 1967 a procura de: Vampiros, espíritos, lendas urbanas, zumbis, bruxas, enfim. Todo e qualquer tipo de mal extra-material que possa estar coexistindo com os seres humanos.

Eu sei, eu sei. Chato, repetitivo e deprimente. É o que parece, e também foi o que pensei antes de acompanhar as quatro temporadas lançadas até agora. Mas Supernatural além de tratar contos, histórias, estórias, parábolas, contos de fadas e qualquer outra ladainha que envolva o desconhecido, faz questão de apresentá-los e descrevê-los da mesma forma em que seus criadores/autores os conceberam.

O zelo ao retratar minuciosamente cada criatura e cada cena que se passa na série, também é algo de impressionar. Também em sua quarta temporada levanta questionamentos que divergem com o senso-comum que se apega em torno de Deus. Os anjos, por exemplo: São retratados como criaturas poderosas, mas que também vacilam em seus momentos de incertezas e dúvidas, expondo uma sensível derrocada em seus graus de credulidade. Também demonstram que nem mesmo eles, em um patamar elevado de existência conseguem dialogar diretamente com Deus. Respeitando uma hierarquia que passa também por outros anjos e arcanjos.

Diferentemente das séries que costumam tratar do mesmo tema, os Winchester demonstram paralelamente a sua coragem e astúcia para lidar com o que nem mesmo eles conhecem, uma fragilidade imensa no decorrer da trama. Fechando o cerco e tornando o ar de suspense, intrigas e dúvidas cada vez mais denso.

Assim como Dexter, aconselho a qualquer um que disponha de tempo e um pouco de curiosidade que já lhe dê ânimo para assistir. Os links para o download de todas as temporadas estão aqui:

1ª TEMPORADA
2ª TEMPORADA
3ª TEMPORADA
4ª TEMPORADA

Vinicius Canova Pires

Nenhum comentário: